quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Concais - Terminal de Passageiros Giusfredo Santini

Terminal de Passageiros


O Porto de Santos foi a principal porta de entrada dos imigrantes europeus e asiáticos, esses navios traziam passageiros que vinham para tentar melhorar de vida (entre o séc. 19 e o começo do séc. 20). Na metade do séc. 20  em que a maioria dos navios não conduzia mais imigrantes e sim passageiros em viagens de lazer – os transatlânticos perderam espaço para os  vôos a jato, fazendo com que houvesse uma mudança, transformando-os em  um ambiente de lazer permanente para todas as idades. 

Em 23 de novembro de 1998, foi inaugurado o mais moderno terminal marítimo de passageiros do hemisfério Sul, o 
Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini , por onde já passaram mais de 2,5 milhões de passageiros em 55 navios diferentes, que tem como área operacional 37.500 m²; capacidade de atendimento 42 mil passageiros por dia; como retroárea com 16,2 mil m² projetada para atender o fluxo de veículos de passeio, ônibus e vans; mais de 75 vagas para ônibus; oito salões para desembarque, espera check in e embarque de passageiros e tripulantes; um amplo salão para embarque de bagagens com scanners; Scanners de bagagem de mão e detector de metais; estacionamento para o passageiro deixar o veículo durante a viagem; lojas de conveniência, moda, farmácia, bijuterias, cafeterias e lanchonetes, posto de câmbio, caixas eletrônicos, salas VIP; sistema de comunicação audiovisual; acesso à Internet para passageiros e tripulantes; Telefones públicos (DDD / DDI); ambulatórios para primeiros socorros e UTI móvel com equipe médica; Sistema de monitoramento por meio de circuito fechado de TV; certificado no ISPS Code – Código Internacional Para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias; certificado pela ISO 9001:2008; certificado pela ISO 14001:2004; acessos adaptados; instalações para a Alfândega, Polícia Federal, Polícia Civil, Anvisa, Ministério do Trabalho, Agricultura, Agências Marítimas e Despachantes e Autoridade Portuária (Companhia Docas do Estado de São Paulo –Codesp) e Armadores;  Posto de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo de Santos e do Santos e Convention Bureau.

De 1998 até 2010 forem realizados investimentos de R$ 48,1 milhões, e são previstos investimentos de mais de R$ 11 milhões para os anos de 2011 e 2012. O Ministério do Turismo prevê uma alta de 12,9% no número de passageiros para temporada de cruzeiros marítimos de 2011/2012,  que já começou e se estende até o dia 18 de maio de 2012. A previsão é de que até 1,150 milhão de pessoas passem pelo Concais.

Logística do Terminal

A empresa oferece as instalações físicas e as condições que lhe cabem como operador de passageiros, a exemplo da Infraero. Este atendimento é uma operação logística que envolve uma série de agentes, a começar do momento em que o turista deixa a cidade de origem até o Terminal. Quando os passageiros chegam ao Concais são recebidos por recepcionistas bilíngues do terminal para informações, se necessário, e, pelas equipes dos armadores ou operadoras para os procedimentos de check in. As operações de desembarque das malas e passageiros acontece no período da manhã, logo após a atracação do navio. O check in e embarque de passageiros acontecem entre 12 horas e 13 horas. A partida dos navios de passageiros ocorre geralmente entre 17 horas e 19 horas. O check-in dos passageiros de navios no Terminal Marítimo Giusfredo Santini é atribuição que cabe às operadoras de cruzeiros marítimos. O Terminal do Concais disponibiliza o espaço e a estrutura para as operadoras instalarem o pessoal próprio para os procedimentos de check-in e check-out.

Movimentação de Passageiros





Grupo Lilás

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Trabalhei como agente de check in e o que "peca" é a logística para locomoção dos passageiros. Por muitas vezes os navios atracam muito longe do terminal. A infra- estrutura ao redor é complicada por conta do fluxo de caminhões, trem, táxis com turistas entre outros. Ótimo tema regional para estudo :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!