sábado, 5 de novembro de 2011

Modal de Transporte Aéreo

O transporte aéreo é um modal muito rápido e dinâmico, recomendado para mercadorias que tenham um alto valor e também para encomendas de emergência. É competitivo para produtos eletrônicos , como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas.
  
O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais veloz e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc.

Cargas Transportadas


Todos os tipos de carga podem ser transportadas por este modal, mas não podem oferecer risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.

Podem ser transportados animais vivos, cargas comuns secas, congeladas, armamentos, enfim, qualquer carga, porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas.

As mercadorias de alto risco são classificadas por classes pela Organização das Nações Unidas:

  • Classe 1: Explosivos
  • Classe 2: gases;
  • Classe 3: líquidos inflamáveis;
  • Classe 4: sólidos inflamáveis;
  • Classe 5: substâncias combustíveis e materiais oxidantes;
  • Classe 6: substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas;
  • Classe 7: materiais radioativos;
  • Classe 8: corrosivos;
  • Classe 9: mercadorias perigosas diversas

O expedidor deve fazer uma declaração de mercadorias perigosas (shipper's declaration for dangerous goods), em 2 vias e assinadas, sendo que uma segue com a carga e uma permanece com o transportador.

VANTAGENS

• usado com eficácia no transporte de amostras;
• ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega;
• por ter sua emissão antecipada, o documento de transporte é obtido com maior rapidez;
• os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menores, e o tempo mais curto, em face da localização dos mesmos;
• possibilidade de redução ou eliminação de estoques pelo exportador, uma vez que é possível aplicar mais agressivamente uma política de just in time, propiciando redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo, podendo ser até diário ou mais vezes ao dia, dependendo dos destinos;
• aplicando o just in time, é possível a racionalização das compras pelos importadores, já que não terão a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento diário das mercadorias que necessitam;
• maior competitividade do exportador, pois a entrega rápida pode ser bom argumento de venda;
• redução de custo de embalagem, uma vez que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria é menos manipulada;

DESVANTAGENS 
• frete relativamente alto em relação aos demais modais;
• capacidade de carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário, ganhando apenas do rodoviário;
• impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minérios, petróleo, grãos e químicos;
• existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos.


Cálculo do Frete Aéreo

A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor.Para saber se devemos considerar o peso ou o volume, a IATA (International Air Transport Association) estabeleceu a seguinte relação:

Relação IATA (peso/volume): 1 kg = 6000 cm³ ou 1 ton = 6 m³

Por exemplo: no caso de um peso de 1 kg acondicionado em um volume maior que 6.000 cm³, considera-se o volume como base de cálculo do frete, caso contrário, considera-se o peso. 

Fontes:


GRUPO VERDE

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