sábado, 19 de novembro de 2011

Granéis sólidos não alimentícios

Quais são  os granéis sólidos não alimentícios?

Os minérios em geral, lenha, areia e adubo são bons exemplos. 





Como os granéis sólidos são armazenados?

Eles são armazenados em silos. Por exemplo:


    Silos horizontais: são grandes depósitos horizontais cobertos, de formato cônico. O depósito de material é realizado ao longo do cume da cobertura e os grãos são acumulados em forma de pirâmide. A descarga do silo é feita por um sistema de transportadores situados ao nível do piso.




Silos semi-esféricos: são grandes depósitos horizontais cobertos, no formato de calota. O piso e a parte da construção lateral situa-se abaixo do nível do solo para aproveitar o talude como reforço. 




    Silos verticais:
    são silos cilíndricos, construídos em concreto ou em chapas de aço. A área ocupada é relativamente pequena porque as dimensões de altura são muitas vezes maiores que as de seu diâmetro. Possuem capacidade de armazenar de 4 a 6 mil toneladas de grãos.


Meios de transporte:

    Vagões: os vagões, tubular em "V" ou angulo reto, com "tremonhas " servem para transportar de forma segura quaisquer tipos de materiais secos em pó ou granulados, por onde é descarregada a sua carga ou seja, pelas tremonhas, portanto, tremonhas são as portas de descarga de grãos e/ou pó embaixo do vagão, conhecido também como "canoura" ou os vagões podem ser virados que é mais rápido.

  • Caminhão:  


  • Navio:
 Navio sendo carregado por um shiploader.
                                                  
Fontes:


Grupo Laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!