segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Transporte e Armazenamento de Suco Cítrico – Citrosuco (Grupo Fischer)



Você já parou para pensar de onde vem o suco que você toma no café da manhã? Onde fica armazenado o que você serve no almoço? Como é transportado aquele que você bebe em um dia quente de verão?

A Citrosuco responde a essas perguntas, mas antes vamos conferir como surgiu essa empresa, que hoje é responsável pela exportação de suco de laranja e subprodutos para mais de 90 países ao redor do mundo!

O grupo

A Citrosuco,empresa criada no início da década de 60, pertence ao grupo Fischer, que teve sua história iniciada no ano de 1928, com a chega de Carl Fischer ao Brasil, um jovem imigrante alemão que se vislumbrou com a capacidade notável do país em relação ao agronegócio e a fruticultura. No decorrer dos anos seu filho Carlos Fischer participou ativamente no negócio, e então Carlos Fischer assumiu definitivamente os negócios e empreendimentos, consolidando o grupo como um dos maiores grupos nacionais na época mantendo a laranja o seu foco principal. No início da década de 60,em São Paulo foi criada a Citrosuco, que hoje é uma das maiores produtoras de suco no mundo, sem contar, que a empresa e pioneira no negócio. 


Transporte e serviços logísticos

Por ser pioneira na produção e exportação de suco no mundo, o Grupo Fischer detém uma posição de vanguarda tecnológica, qualidade no processamento, na logística de transporte e distribuição de seus produtos, o grupo possui quatro fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos. E terminais de suco no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Japão, e conta com a maior e mais moderna frota no mundo de navios para o transporte a granel de suco de laranja.

O grupo possui 4 navios especializados no transporte, são eles:

Carlos Fischer – Construção : 2002 – Capacidade: 29.120t 


Sol do Brasil – Construção : 1994 – Capacidade : 12.374t.




Ouro do Brasil – Construção : 1993 – Capacidade : 12.320t.


Premium do Brasil – Construção : 2003 – Capacidade : 29:300t.




O Carlos Fischer e o Premium do Brasil, pertencem a mesma classe, e são os maiores a mais modernos navios para transporte de suco cítrico refrigerado no mundo. Como dá para se notar na foto, essa classe tem ainda capacidade para carregar pás de energia eólica. A seguir vamos conferir como é um navio suqueiro por dentro, a bordo do Carlos Fischer, que carrega o nome do filho do fundador do grupo.



Carlos Fischer – Transporte e armazenamento do navio.






Como da para notar, os mangotes plugados nas entradas dos tanques, enchendo-os de suco.

Aqui é o passadiço, onde é comandado o navio, com equipamentos de última geração.

Convés do navio, onde se percebe os engates para contêiner e pás de energia eólica.








Aqui é a sala de monitoramento e controle dos tanques de suco a bordo, o navio possui 16 tanques de aço inox para armazenamento de suco refrigerado, 8 em cada bordo.


Aqui podemos observar a tela dos tanques à boreste (lado direito da embarcação), suas temperaturas e também do motor e temperatura externa do navio.

Acomodações

Além do transporte e armazenamento de suco cítrico, essa classe de navios ainda tem capacidade para 8 passageiros e conta com espaços de lazer como bares, salão de jogos, academia e lounges.









Vale ressaltar, que o suco de laranja é um dos principais Commodities exportado pelo Brasil, e o nosso país, junto aos Estados Unidos, é um dos maiores players do mercado mundial de sucos cítricos.

A Citrosuco, possui a maior unidade processadora do mundo, localiza em Matão, foi a primeira do fábrica do grupo Fischer, fundada em 1963 e é seguida por outras três unidades no País, uma em Bebedouro, adquirida em 2004; e a outra em Limeira, adquirida em 1976, ambas no estado de São Paulo, e a terceira na cidade de Videira, adquirida em 2006 no estado de Santa Catarina.

É dessas fábricas que saem o suco de laranja, dentro de caminhões tanque da Citrosuco, distribuindo pelo País e exportando para o mundo.

Santos conta com o maior terminal do mundo, com o primeiro sistema que viabilizou a exportação a granel de sucos não concentrados de qualidade Premium. A empresa possui também outro terminal que é o maior da Europa, localiza em Ghent, na Bélgica.

E assim é processado, armazenado, distribuído e exportado, chegando na sua mesa e de milhares de outras pessoas ao redor do mundo.



Fontes:

e também informações cedidas em visita a bordo do navio Carlos Fischer.

Grupo Branco

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