quarta-feira, 30 de maio de 2012

Glossário de Logística

BondedWarehousing: Armazém Alfandegado.

Break-Bulk: expressão utilizada no transporte marítimo que significa o transporte de carga geral.

Break-Even Point:É o nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negócio se torna rentável. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilíbrio significa prejuízo.

CascadingYieldLoss:Acúmulo de perdas de rendimento.

CRM: CustomerRelationship Management, ou administração do relacionamento com consumidores. Trata-se de um software utilizado no gerenciamento das relações das empresas com os consumidores no processo de Marketing individualizado, que trata cada cliente como se fosse único. Os sistemas de comércio eletrônico (B2B, B2C etc) passam a incorporar regras de negócios voltadas para a determinação do perfil dos clientes e oferecimento de promoções e produtos complementares (vendas adicionais). Através das técnicas do "marketing um-a-um" pode-se personalizar totalmente as sessões de consulta de clientes a sites de comércio eletrônico, maximizando as possibilidades de vendas e oferecendo um tratamento totalmente personalizado.

Cross Docking: é uma operação logística de rápida movimentação de produtos acabados para expedição entre fornecedores e clientes. Utilizado também pelos operadores de transportes de carga, para garantir ganhos de tempo nos processo logísticos. Trata-se de sistema de distribuição em que os produtos recebidos em um depósito ou Centro de Distribuição (CD) não são armazenados, mas sim preparados para serem enviados aos pontos-de-venda de destino, com outro caminhão. Essa operação necessita de grande exatidão quanto aos tempos de entrada e saída dos produtos e permite aumentar o giro dos estoques. Pode englobar atividades de recebimento, desconsolidação, separação, roteirização e despacho de produtos e, em alguns casos, atividades que agregam valor físico como etiquetagem e re-embalagem.

CRP: CapacityRequirements Planning. Trata-se de um Software que calcula as necessidades decapacidade produtiva com base no tempo e por tipo para possibilitar a execução do programa de produção.

Drawback: regime de comércio internacional que envolve a importação de componentes, com a suspensão temporária de tributos, destinados a serem agregados a um produto destinado a exportação. É uma forma de incentivo às exportações, uma vez que compreende a suspensão ou isenção do recolhimento de impostos e taxas, que incidem sobre a importação de mercadorias que sejam utilizadas na industrialização ou acondicionamento de produtos destinados à exportação.

ERP: Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos Empresariais, ou ainda, Planejamento dos Recursos do Negócio. Trata-se de sistema que tem a missão de gerenciar as áreas comercial, financeira, industrial, administrativa e de recursos humanos das organizações, de forma totalmente integrada.

EDI: Electronic Data Interchangeou Intercâmbio Eletrônico de Dados. É a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca eletrônica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas fisicamente. Quando associado ao uso do código de barras, leitoras óticas e sistemas de informações logísticas, constitui a base sobre a qual se viabiliza a implantação do ECR.

ICO: Inventory Chain Optimization ou Otimização da Cadeia dos Estoques.

Kanban: Técnica japonesa com cartões, que proporciona uma redução de estoque, otimização do fluxo deprodução, redução das perdas e aumento da flexibilidade.

MRP III: É o MRP II em conjunto com o Kanban.

TMS: Transportation Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Transporte.

VMI: VendorManaged Inventory ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, que é quando o fornecedor em parceria com o cliente, repõe de forma contínua o estoque do cliente, baseado em informações eletrônicas recebidas.

GRUPO AZUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!