quarta-feira, 30 de maio de 2012

Glossário de Logística

1. Administração da cadeia de suprimentos: A logística entra na cadeia de suprimentos para fazer a transferência de uma máquina para a outra. E assim, todos se tornam fornecedores e clientes ao mesmo tempo. (cada elo é fornecedor/cliente).
2. Armazém Ro-ro: terminal de veículos, sua principal característica é o recebimento e expedição de veículos que possuem rodas podendo variar de carros, caminhões e até mesmo máquinas. Os navios são altos pois são carregados completamente. E as operações são feitas aos domingos, segundas e terças.
3. Batch picking: Separação em Lote (colocação e retirada).
4. CD: Centro de Distribuição. É um armazém que tem por objetivo realizar a gestão de estoques de mercadorias na distribuição física. Trata-se de armazém de produtos acabados, prontos para serem encaminhados a pontos de vendas de uma empresa ou diretamente os seus clientes finais. As atividades desenvolvidas nos CD’s englobam a recepção, expedição, manuseio e armazenamento de mercadorias, administração de informações, emissão de notas fiscais, conhecimentos de transporte e outros documentos. Além disso, em alguns casos, envolvem a agregação de valor intrínseco (físico) como embalagem, rotulagem e preparação de kits comerciais (compre dois e leve três, por exemplo).
5. EPI: Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados. É a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca eletrônica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas fisicamente. Quando associado ao uso do código de barras, leitoras óticas e sistemas de informações logísticas, constitui a base sobre a qual se viabiliza a implantação do ECR.
6. ERP: Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos Empresariais, ou ainda, Planejamento dos Recursos do Negócio. Trata-se de sistema que tem a missão de gerenciar as áreas comercial, financeira, industrial, administrativa e de recursos humanos das organizações, de forma totalmente integrada.
7. Flow racks: é um sistema de armazenagem dinâmico ideal para a rotação automática de volumes, é ideal para produtos fracionados para obter seletividade e grande controle de estoque.
8. Just in time: termo usado para indicar para caracterizar a manutenção de matérias-primas e componentes apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento.
9. Sistemas Good to person: -
10. Sistema Laser Trucks: -
11. SKU: Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoques, ou item de estoque. Representa a unidade para a qual as informações de venda e de gestão de estoque são mantidas. Pode ser uma unidade de consumo/utilização de um produto ou uma embalagem com várias unidades do mesmo. Representa um determinado item em um local específico. Por exemplo, se determinado produto é estocado em diferentes locais, cada combinação desse produto em um ponto de estocagem é uma SKU diferente.
12. Tecnologia RFID: sistema de radio freqüência. (para substituir o sistema de barras)
13. Tranteiner: Guindastes montados sobre grandes estruturas, que correm sobre trilhos ou rodas, utilizados para movimentação de containeres em portos e terminais de carga.

14. WMS: Warehouse Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Armazéns. São softwares aplicados à gestão de áreas de armazenagem, no que diz respeito ao controle de entrada e saída de materiais, endereçamento, realização dos métodos de controle de estoques (PEPS, UEPS etc.), formação de cargas para expedição (picking) etc.
15. Zona de atividades logísticas: caracterizada por ser um centro de transporte com infra-estrutura intermodal e deve ter características de gateway (porta de ligação) e hub (dispositivo pelo qual se transmite determinada informação). 

GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!