sábado, 26 de maio de 2012

Logística Reversa de embalagens de agrotóxicos


Logística Reversa de embalagens de agrotóxicos


Com a nova visão da Logística Reversa  que consiste em trazer de volta ao ciclo produtivo materiais, embalagens e produtos comercializados, utilizando políticas sustentáveis sem agredir ao meio ambiente e prejudicando a vida ( política verde).
Surgem leis federais que  fiscalizam o transporte e armazenagem  de materiais que após utilizados no campo, se tornam uma fonte de resíduos tóxicos, dando como exemplo as grandes quantidades na indústria de agronegócio que têm gerado milhões de embalagens.


A legislação brasileira busca tornar as empresas cada vez mais responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos, tornando também responsáveis pelo destino da embalagem após entrega aos clientes, com uma logística que dê atenção desde a sua fabricação até o retorno depois de consumido.
Utilizando processos de recolhimento, tratamento e reciclagem dos resíduos de seus produtos, como tem ocorrido com as indústrias de agrotóxicos.
As embalagens de agrotóxicos constituem uma preocupação no meio rural, por causa das consequências da disposição inadequadas que pode comprometer o solo e as águas.
O instituto que cuida desta destinação após consumo (coleta de embalagens vazias) é InpEV (Instituto nacional de Processamento de  Embalagens Vazias), que é responsável pela consolidação, segregação, reciclagem, incineração e redistribuição dos produtos reaproveitados (Lei n.9974/00).



Programa de Embalagens de Agrotóxicos

O Programa de Embalagens de Agrotóxicos esta embasado em leis federais e estaduais que obrigam a devolução, pelos agricultores, das embalagens vazias de agrotóxicos após a tríplice lavagem. 


Como funciona o processo:

1. O agricultor faz a tríplice lavagem da embalagem com água limpa assim que a embalagem é esvaziada, usando esta água de lavagem para pulverização;

2. Entrega a embalagem tríplice lavada nos postos de recebimento dos revendedores de agrotóxicos em até 1 ano após a compra;

3. As embalagens são armazenadas nos postos em local seco e seguro;

4. O InpEV recolhe as embalagens vazias nos postos e encaminha para as centrais de triagem;   


5. Nas centrais de triagem, as embalagens de agrotóxicos de papelão, plástico e metal são prensadas e as de vidro trituradas; 


6. O  InpEV transporta o material para indústrias recicladoras e para os incineradores licenciados. As embalagens plásticas transformam-se em conduítes (tubulação para instalação elétrica na construção civil), e em outros materiais autorizados.


Tríplice lavagem:



Lavagem Sob pressão :


  De acordo com Mario kazuchira Fuji, engenheiro agrônomo e gerente de logística do InpEV, temos controle de 100% da reciclagem desse material.





  Segundo Fuji, em um ano o Brasil recolhe mais embalagens que os Estados Unidos, que consomem três vezes mais insumos agrotóxicos. Em 2003 enquanto a legislação americana, sobre este tipo de resíduo, tinha  mais de 12 anos, a brasileira estava comemorando seu primeiro aniversário.


Fontes:

www.aguasparana.pr.gov.br 
www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR560372_8503.pdf
www.rumosustentavel.com.br/logistica-reversa-de-embalagens-vazias-de-agrotoxico-para-preservacao-do-meio-ambiente/
www.ambiente.sp.gov.br


GRUPO BRANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!