quarta-feira, 23 de maio de 2012

Logística Reversa de Lixo Eletrônico





A logística reversa é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. 

Existem três fatores que estimulam o retorno de produtos: 
1. Consciência cada vez maior da população para a necessidade de reciclar e de se preocupar com o meio ambiente; 
2. Melhores tecnologias capazes de reaproveitar componentes e aumentar a reciclagem; 
3. Questões legais, quando a legislação obriga que as empresas recolham e deem destino apropriado aos produtos após o uso. 

A grande preocupação da Logística Reversa é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto. 




Entenda mais sobre o lixo eletrônico:

Todo produto que utiliza-se de energia elétrica ou de acumuladores como fonte de alimentação, e se torna obsoleto é considerado LIXO ELETRÔNICO. Seja ele de uso industrial, doméstico, comercial e de serviços. 

A disposição final inadequada desses resíduos pode causar danos significativos ao solo, ar e água e riscos a saúde da população. 

Algumas empresas estão adotando essa prática, por observar uma lucratividade maior a longo prazo e a preferência dos clientes por empresas ambientalistas, porém ainda encontra-se um grande problema ao implementar o sistema da logística reversa pela necessidade de uma estrutura complexa para recolher, armazenar e tratar os resíduos e um investimento inicial alto. 

As soluções que algumas empresas e municípios estão adotando são cartilhas, ecopontos, giro nas escolas, divulgação nos meios de comunicação, gestão dos resíduos, coleta, manufatura reversa e certificado de conformidade ambiental.





GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!