terça-feira, 22 de maio de 2012

Logística Reversa do Papel/Papelão

A logística reversa pode ser definida como sendo o planejamento, a operação do fluxo e de sistemas de informação logística, e também seus controles, para o retorno de bens, por meio de diversos canais reversos (LEITE, 2009). A logística reversa agrega valor de diversas naturezas: econômica como melhoria na competitividade e apreciáveis retornos financeiros, ecológica, preservando e diminuindo os impactos negativos ambientais tais como: menos uso de água e energia, diminuição de lixões e aterros, controle legal, logístico, impacto na imagem entre outros.
Devido a legislações ambientais cada vez mais rígidas, o controle sobre o uso e a responsabilidade dos fabricantes diante dos produtos está ampliando. Tradicionalmente, os fabricantes não se sentem responsáveis pelos produtos após o seu consumo (DAHER, 2006). A maioria dos produtos que são utilizados, viram lixo sem serem reutilizados, causando grandes impactos ambientais.
As legislações mais severas e o número de informações disponíveis para o consumidor, que o tem tornado mais exigente, vem revertendo o cenário e estão levando as empresas a repensarem sobre sua responsabilidade sobre seus produtos após o uso. Cabendo assim ao fabricante a responsabilidade e controle de todas as etapas da produção até o final da vida útil do produto. Verificando-se assim a importância do estudo da logística reversa não apenas como fator redutor de custo, mas como fonte de minimização dos impactos nos recursos naturais.
Nos dias atuais se torna cada vez mais necessário fazer a reciclagem de matérias para reduzir custos e utilizar o mínimo de recursos ambientais. Um material que há anos é reciclado é o papel. Sua importância é ímpar para o mundo mesmo com a invasão tecnológica que há.
Inicialmente o papel é coletado (em muitas vezes por catadores de matérias recicláveis) ou em cestos de lixo que possuem recipientes especiais para cada produto. Logo este produto é revendido para cooperativas ou para os antigos ferros velhos que compram e revendem para um distribuidor ou mesmo para algum fabricante de papel.

Benefícios da Reciclagem

Não há somente um beneficio que podemos obter com a reciclagem, mas sim vários como:
  • A limpeza nas vias públicas onde é rotineiro ver várias matérias que poderiam ser reciclados, mas são descartados de forma irregular;
  • Geração de novos empregos pelas cooperativas que fazem a triagem dos produtos;
  • Reduções de detritos nos aterros sanitários com o lixo orgânicos são misturadas com lixo inorgânico causando a contaminação de lençóis freáticos ou qualquer eco-sistema próximo do local;
  • Exploração do trabalho infantil;
  • Redução de recursos naturais;
  • A preservação de arvores que seriam utilizadas para a extração de celulose. Estima-se que a cada 1000 kg de papel são poupadas 20 árvores.
É possível reciclar o papel em duas maneiras: 

Forma Artesanal:


Forma de Processos Industriais:



Tempo para decomposição no meio ambiente.

Está estimado em três meses o tempo que um papel leva para se decompor no meio ambiente, caso estiver molhado. Há alguns tipos de papel como o “toalha” ou “absorvente” que podem levar vários meses para ser decompostos, mas caso o contrário o papel poderá durar por tempo indeterminado.
Estima-se que cerca de 1,5 km de floresta são devastadas para a fabricação de papel e a cada dez arvore que são derrubadas somente uma é replantada. Pesquisas apontam que as florestas tropicais não existiram até 2035. Tendo em vista este dado fica mais visível que a reciclagem e o uso consciente de diversos produtos são necessários, pois todos nos dependemos de recursos naturais para sobreviver no planeta terra.

Fontes:
http://www.sosquimica.com.br/reciclar_papel.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem4.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-papel-1.php
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CGQQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.marciliocunha.com.br%2Fdownloads%2Flogistica%2520reversa1.ppt&ei=phW7T_O0KZCy8QTQi5iaCg&usg=AFQjCNE688CYgrs5r1aV0kysen1Fo2zoCA&sig2=Ne5q7o16Nn9r6NNR5IVp5g
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_121_788_15572.pdf

http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/87.pdf

Grupo Verde

Um comentário:

Deixe seu comentário!!!