terça-feira, 8 de maio de 2012

Planejamento Estratégico do Porto de Santos

Com diversas possibilidades para o seu crescimento o Porto de Santos esta estudando e planejando sua ampliação, tudo com base em propostas e possibilidades que sejam adequadas para garantir a qualidade e eficiêcia do maior complexo portuário do País.


A CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo) empresa do Governo Federal que administra o Porto de Santos tem grandes desafios; pois deve definir a estratégia que será adotada daqui para frente.


Hoje o Porto de Santos corresponde a mais de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, ou seja, é de suma importância para todo o país que suas melhorias e ampliações sejam rápidas , conscientes e eficazes.


Para isso a CODESP conta com a ajuda do chamado Plano Estratégico, que irá auxiliar no Planejamento mais adequado para o Porto de Santos com as futuras demandas.


Vejamos o quadro abaixo:


Em 2012 a principal atuação do Planejamento estratégico será a de avaliar os resultados do estudo de expansão e acessibilidade, parte que cabe ao PDZPS (Plano de Desenvolvimento e Zoneamneto do Porto de Santos). Eles também devem ver qual o potencial hidroviário da região e a viabilização para implementação da Zona de Atividades Logisticas (ZAL) no entorno do Porto.

A ZAL funcionará como uma espécie de buffer ou se preferir um retroporto, acomodando e distribuindo cargas para os terminais tanto da margem direita como para a margem esquerda. Este projeto será viabilizado nas proximidades da ILHA DO BARNABÉ, contará com um espaço de um milhão de metros quadrados e reunirá em um só local escritórios de diversas empresas no segmento portuário e de cargas.

No modal hidroviário os estudos devem apontar a melhor maneira de se aproveitar este recurso.
Questão que no nosso ponto de vista é muito importante, já que são quase 6 mil navios ao ano que passam pelo Porto de Santos.

Novas ferramentas estão sendo utilizadas, como por exemplo a SGTC (Sistema de Gestão do Monitoramento de Trânsito) que foi uma evolução devido ao acompanhamento das demandas de trabalho informadas pelos terminais , visando otimizar a logística no trânsito  tanto na entrada quanto na saída de veículos.

O que podemos avaliar é que melhorias e novidades virão por ai. O crescimento é egrégio e muito importante não só para a regiaão, mas como também para todo o país.



Grupo Azul

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