sexta-feira, 11 de maio de 2012

Realidade aumentada

Realidade aumentada para pátios de contêineres


Desde 1968 com a padronização das medidas dos contêineres pela ISO, foi criado um “layout” ou um mapa para organizar a armazenagem dos contêineres. Esse mapa é constituído de quatro parâmetros de localização: quadra, coluna, altura e fileira e devem ser anotados (antigamente em uma prancheta com papel e lápis ) com um coletor, isto é, uma maquina que serve para um funcionário anotar eletronicamente a localização do contêiner e transmiti-lapara o computador da empresa. Mas pessoas se distraem ou cansam, e podem acabar cometendo erros e um trabalho relativamente fácil acaba tornando-se um transtorno e uma perda de tempo desnecessária para poder localizar esse contêiner perdido por causa de uma anotação errada. Qualquer um dos quatro parâmetros de localização que forem anotados errados acaba dificultando o trabalho. 

Mas em que a realidade aumentada poderia ajudar em um processo como este e o que é a realidade aumentada?  






Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores, como podemos ver no vídeo acima.



Sistema de Realidade Aumentada


O sistema de visão ótica direta utiliza óculos ou capacetes com lentes que permitem o recebimento direto da imagem real, ao mesmo tempo em que possibilitam a projeção de imagens virtuais devidamente ajustadas com a cena real. Uma maneira comum de se conseguir essa característica é usar uma lente inclinada que permita a visão direta e que reflita a projeção de imagens geradas por computador diretamente nos olhos do usuário. A figura ao lado mostra o diagrama desse tipo de sistema, enquanto a figura abaixo apresenta alguns dispositivos utilizados nesses sistemas.

Certo, agora que sabemos para o que serve a realidade aumentada, mas como se encaixa na armazenagem de containeres nos pátios? Não seria mais necessário a utilização de um coletor e nem de um funcionário para anotar as coordenadas da localização do contêiner. Como foi dito a realidade aumentada pode ser aplicada com o uso de marcadores confiáveis, e estes marcadores seriam os próprios contêineres alocados na quadra onde será colocado o contêiner. O funcionário apenas teria que “referenciar” o contêiner ao lado ou abaixo do contêiner que esta sendo colocado na pilha, assim este novo contêiner entraria no sistema de um modo que torna quase impossível o erro da locação.

Agora um exemplo de como o contêiner seria inserido no sistema


O contêiner iria passar pelo “gate in” de um respectivo pátio, onde seus dados seriam inseridos no sistema do pátio, faltando apenas ser cadastrada sua alocação. Depois de se decidir onde será colocado o contêiner, o funcionário que o acompanhará até sua posição final atrelaria o contêiner com os demais contêineres em volta do mesmo utilizando RA através de um “tablet” ou outro aparelho similar, ligado ao sistema do pátio.


Estratégia para o Desenvolvimento de Aplicações Adaptativas de Visualização de Informações com Realidade Aumentada


O uso de técnicas de Visualização de Informação, por meio de recursos computacionais, permite converter dados e apresentá-los visualmente ao usuário por meio de imagens ou outros estímulos sensoriais de forma que possam ser melhor compreendidos. Estudos atuais apresentam a importância de desenvolver sistemas de Visualização de Informação que se adaptem ao nível de conhecimento prévio do usuário, para que o mesmo possa, eficazmente, entender a informação visualizada. Esta situação também contribui para que a visualização seja enriquecida com princípios de outras áreas relevantes, a fim de desenvolver representações de dados que reforcem  a


experiência perceptiva e cognitiva do usuário. A potencialidade futura desta tecnologia está especialmente em ambientes em que as informações se façam presentes, onde literalmente as informações serão sentidas por meio da ativação de todos os nossos sentidos. Isso motiva a pesquisa e o desenvolvimento de aplicações adaptativas de Visualização de Informações com Realidade Aumentada, estratégias de desenvolvimento e arquiteturas para aplicações

dessa categoria. Apresentam-se, neste documento, metodologias utilizadas no desenvolvimento de aplicações adaptativas de Visualização de Informação com Realidade Aumentada e uma arquitetura para integrar tais aplicações. O presente trabalho aborda e fundamenta tais metodologias por meio da descrição de trabalhos de pesquisa nas áreas correlatas, desenvolvimento de uma aplicação no setor agropecuário e realização de testes com usuários para validar a abordagem.
Fontes:


Grupo Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!