quinta-feira, 28 de junho de 2012

Apresentação de TCC: Logística reversa aplicada na construção civil: Estudo de caso: A logística reversa da empresa "x"

TCC apresentado na Fatec Rubens Lara em 25/06/2012 

Aluno: Cauê Bueno Mattosinho
Orientador: Denílson Carvalho

Vejamos abaixo os principais temas relatados no trabalho:

A Logística Reversa 


A logística reversa planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondente do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo, ou seja, tudo que está relacionado à reciclagem de produtos e materiais. Esse processo, além de estar contribuindo com o meio ambiente, agrega-lhes valor de diversas naturezas: ecológico, econômico, legal, de imagem corporativa, entre outros. Portanto, a logística reversa além de oferecer uma redução nos custos da empresa, preserva o meio ambiente diminuindo a degradação ambiental. 

A logística reversa aplicada a construção civil 

O TCC em questão, apresentou um estudo de caso, sobre uma empresa do ramo da construção civil, que queria possuir um selo de reconhecimento, o que significaria que a empresa estaria relacionada com empreendimentos que seriam construídos de forma sustentável, tornando os mesmos mais valorizados e sendo mais econômicos, reduzindo assim custos / gastos com água, energia, entre outros. 



No caso da empresa em estudo, o selo desejado é o LEED NC que serve para novas construções ou grandes projetos de renovação. Para se obter esse selo é preciso fazer um cadastro, para posterios avaliação que seguem os seguintes padrões de avaliação: 

1- uso racional da água;
2 - eficiência energética;
3- redução, reutilização e reciclagem de matérias e recursos;
4 - qualidade dos ambientes internos da edificação;
5 - espaço sustentável;
6 - inovação e tecnologia e;
7 - atendimento a necessidades locais, definidas pelos próprios profissionais da GBC (Green Building Council), que variam de empreendimento para empreendimento.

Seguindo os requisitos acima, a empresa tem a oportunidade de trabalhar com a logística reversa, contribuir com o meio ambiente utilizando os recursos naturais, reutilizando os matérias de maneira correta e obter vantagem competitiva.

Conclusão 


Com o grande crescimento populacional, e o aumento da preocupação em relação as questões ambientais, torna-se cada vez mais necessário uma preocupação de como utilizar de forma inteligente os recursos naturais, favorecendo a sustentabilidade do planeta. O ramo da construção civil, ainda possui um dos maiores índices de desperdício do mundo, o que acaba prejudicando as empresas, aumentando o custo da produção, reduzindo o aproveitamento dos produtos e serviços, além de impactar negativamente o meio ambiente. Ja foi comprovado que as sobras de três empresas poderiam construir um edifício. Esses motivos oferecem um incentivo as empresas para começarem a aplicar os conceitos da logística reversa em seus projetos, visando atender melhor as exigências do consumidor que cada vez mais busca a conscientização ambiental, além de ter onde reciclar, descartar seus resíduos de maneira eficaz atendendo as exigências do mercado e as leis ambientais. 


Fonte:
- TCC: Logística reversa aplicada na construção civil: Estudo de caso: A logística reversa da empresa "x".
Aluno: Cauê Bueno Mattosinho.
- Imagens Google.

GRUPO VERMELHO

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Biogás

Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.
Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.



A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.

                                                                usina de Biogás

A utilização desse tipo de fonte energética é favorável para a contribuir para a questão do lixo, uma vez que os resíduos orgânicos são as matérias-primas.
Este tipo de energia nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa, porque o mundo precisa encontrar fontes energéticas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.

Aspectos Positivos:

- Os resíduos substituem fertilizantes que agridem a qualidade da plantação;

-A implementação do biodigestor possui baixo custo e pode ser uma alternativa lucrativa, tanto para o dono da carga como para companhia de navios-currais;

- Interrompe o desperdício de uma fonte de energia limpa;



Grupo Branco

Apresentação de TCC: Contêiner Reefer: Transporte, Operação e Monitoramento

 TCC apresentado na Fatec Rubens Lara em 26/06/2012

Tema: Contêiner Reefer: Transporte, Operação e Monitoramento

Alunos: Luis Henrique Góis de Paiva e Marcel Rocha Tavares

Orientador: 
 Daniel Alves Zacarias





Um trabalho de ótima qualidade, descritivo sobre o contêiner Reefer suas finalidades. Vejamos abaixo os principais temas abordados no trabalho:

O surgimento do Contêiner Reefer

O Container Reefer sofreu adaptações com o tempo começou com John D. Small desenvolvendo em 1932 um sistema de unidades desmembradas para transporte de cargas congeladas, através do modal ferroviário, utilizando dióxido de carbono como substancia refrigerante.  Em 1950, Charles B. Hall, inventou um container refrigerado por gelo de dióxido de carbono, podendo transportar mercadorias em temperaturas de 0° a -20°F, utilizando refrigerantes sólidos, tais como sólidos de CO2 ou gelo seco.
Nos anos 60 surgiram os primeiros maquinários Reefers

Sua finalidade e estrutura

A finalidade desse tipo de contêiner é o transporte de cargas perecíveis mantendo a temperatura necessária para o conservamento da carga.
Sua construção é em aço inox ou alumínio respeitando as definições da ISO – (International Standard Organization).
Os modelos mais usados atualmente são o Reefer de 20’ e Reefer de 40’ Standard – Equipamento capacitado para carregar cargas até 30.480 kg subtraindo deste peso a tara do equipamento. As medidas(20’ e 40’) diferem no comprimento otimizando o acondicionamento da carga de acordo com a necessidade do cliente.

 High Cube Reefer(RH) de 40’ -  Equipamento  capacitado pra carregar até 34.000 kg subtraindo deste peso a tara do equipamento.

Fabricantes de maquinários Ref
Carrier
Starcool
Mitsubishi
Thermo King
Daikin

Geradores Genset:

Genset é um motor- gerador e distribuidor de energia, que pode ser utilizado como “off grid” fonte de energia ou como um acréscimo a uma rede elétrica de acordo com a necessidade do usuário, se distinguem por usarem gasolina ou diesel para impulsionar uma turbina que gera corrente elétrica.
São usados frequentemente em indústrias, aeroportos, hospitais, zonas rurais, locais de difícil fornecimento de energia, ou acoplados a containers frigoríficos ou caminhões.
 

Reefercom Engeharia de Contêiners

Foi feito também um estudo de campo na Reefercom Engeharia de Contêiners que se trata de uma empresa experiente e renomada na área de serviços portuários com larga experiência em serviços como Monitoramento, PTI (Pre Trip Inspection), Reparo e Atendimentos de emergência 24 horas em maquinários de contêineres frigoríficos, Fornecimentos de Kits e Spare Parts. Prestadora de serviços autorizados dos principais fabricantes de maquinário reefer: Carrier Transicold, Thermo King, Daikin e Mitsubishi, além de agente autorizado York Marine - divisão da Johnson Controls, fornecendo sistemas de monitoramento remoto de contêineres via Power Cable Transmission.
O estudo foi sobre os serviços exercidos na empresa e determinadas medidas que ela toma para o armazenamento de alguns produtos, que é necessário uma importante atenção na temperatura, como o da insulina.


Refcon6Uma tecnologia que existe de monitoramento em tempo real, através de dados enviados a um servidor que mostram no mesmo instante os dados de temperatura da carga.


Conclusão

O container Reefer é super importante para o acondicionamento de cargas perecíveis, novas tecnologias como Refcon 6 são muito importantes para a realização exata deste serviço. Portanto com os avanços tecnológicos auxiliando na área de transporte e acondicionamento de cargas a finalidade é ter menos perdas de mercadorias e aperfeiçoar estas operações.

 

Grupo Azul

terça-feira, 26 de junho de 2012

O Uso da Água na Cadeia de Suprimentos: Reúso e Parâmetros de Medição

TCC apresentado na Fatec Rubens Lara em 26/06/2012

Tema realizado pelo formando Alexandre Coelho da Silva D’Avila, do Curso de Logística e Transportes da FATEC Rubens Lara.

O Autor abordou o conceito sobre a teoria do reuso de água e relacionar a cadeia de suprimentos, relacionou o tema juntamente a regiões onde predominava a prática do reúso.

Alexandre inciou o seu trabalho falando sobre a importância da água e o comprometimento de empresas que visam reduzir o consumo de água agregando com a reutilização em outros processos em diversos setores logísticos, enfatizou também área de saneamento.

Alertou sobre demandas em regiões onde havia a possibilidade de fazer a pegada hídrica, ele também explicou o processo e como as empresas agregam a prática para o setor na cadeia de suprimentos.

Com diversos índices e medidas também explicou sobre os ramos que mais utilizam o processo.

Após o trabalho o autor foi abordado por nossos integrantes para saber sobre as dificuldades em que o autor encontrou no caminho.

Alexandre enfatizou que "não existe muita literatura sobre o tema, porém os poucos que existem possuem um ótimo conteúdo e que lhe proporcionou seu objetivo sobre o tema".


Grupo Amarelo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mercado Livre

Mercado Livre é uma empresa dedicada ao comércio eletrônico e leilões, entre comerciantes e vendedores, criando um vínculo com a divulgação e o marketing do produto. Fundada em Agosto de 1999 na Argentina, teve um crescimento imediato e dois meses depois chegou ao Brasil e nos meses seguintes a outros países da América Latina. Sua estratégia empresarial é a expansão para os países cujos idiomas são o espanhol e o português. No começo de 2010 houve integração de Portugal no grupo de países que utilizam o site, sendo o primeiro país europeu a aderir à empresa.

O site é baseado na compra e venda de produtos, onde uma pessoa pode se inscrever como comprador ou vendedor. Após este cadastro, no caso do comprador, as pesquisas realizadas são baseadas nos menores custos, melhores condições do produto e também na confiabilidade do vendedor, onde ajuda o comprador a acreditar que poderá efetuar uma compra com qualidade e segurança. No caso do vendedor, ele faz uma pesquisa de mercado dentro do próprio site, para ter uma base do preço que poderá cobrar pela sua mercadoria, sendo que 10% do lucro obtido com a venda ficam para própria empresa pela divulgação que ela proporciona aos seus clientes.

A comunicação do comprador com o vendedor é realizada através de e-mails particulares entre ambos, pois o próprio site não fornece maiores especificações em relação à negociação da compra do produto e isso é um dos fatores negativos. Como a empresa não possui telefone comercial e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) há grande dificuldade para entrar em contato com a empresa e realizar reclamações sobre os produtos adquiridos ou sugestões de melhorias.

Consideramos que o mercado livre é uma empresa com pontos positivos e negativos, é uma grande concorrente dos shoppings center’s, pois possibilita melhores preços ao comprador e comodidade, mas apresenta falhas na comunicação direta, o que impede que haja uma confiança maior no site.


Mercado Livre – Juliana Rodrigues Gonzalez Tellaroli

Grupo Verde